terça-feira, 7 de julho de 2009

Arquitectura TCP/IP


A arquitetura internet foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de se ter uma rede interligando várias universidades e órgãos do governo de maneira descentralizada (ARPANET), para evitar a sua destruição no caso de ocorrência de uma guerra. Com o passar do tempo, esta idéia inicial perdeu o sentido e a infraestrutura foi aproveitada para se tornar o que hoje é a maior rede de computadores do mundo: a Internet.
Os padrões da internet não são criados por órgãos internacionais de padronização, como a ISO ou o IEEE, mas ela é uma arquitetura muito aceita, sendo chamada por isso como padrão "de facto", ao contrário do modelo OSI, considerado padrão "de jure". O corpo técnico que coordena a elaboração de protocolo e padrões da internet é o IAB (Internet Activity Board). Qualquer pessoa pode criar um protocolo para ser utilizado pela rede internet. Para isto, basta que ela documente este protocolo através de um RFC (Request for Comments), que pode ser acessado na Internet. Estes RFC's são analisados pelos membros da IAB que poderão sugerir mudanças e publicá-lo. Se após seis meses da publicação não houver nenhuma objeção, este protocolo se torna um Internet Standard.
A arquitetura internet se destaca pela simplicidade de seus protocolos e pela eficiência com que atinge o seu objetivo de interconectar sistemas heterogêneos.
Obs: cabe comentar aqui que por rede internet entende-se qualquer rede que utiliza os protocolos TCP/IP, enquanto que o termo Internet (com I maiúsculo) é utilizado para designar a Internet (conjunto de redes baseada na ARPANET, com milhões de usuários em todo o mundo).

Sem comentários:

Enviar um comentário